Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 21/09/2021 05:36
  28/08/2021 13:20:20
Imprimir
RESTRIÇÕES IMPEDEM CHEGADA RECURSOS

NOME SUJO - Governo Carlesse não faz o dever de casa e TO segue com nome no CAUC - Cadastro Inadimplentes Governo Federal

O Tocantins tem cinco restrições que inviabilizam a obtenção de aval federal para operações financeiras que possibilitem investimentos. São essas restrições que impedem a liberação do financiamento de R$ 453 milhõesque o Governo tenta destravar desde 2018.

por Redação inf/Portal AF Noticias

Foto: Divulgação

Governador Carlesse, diz que faz o dever de casa, mas Tocantins permanece no CAUC do Governo Federal com várias restrições.

Embora divulgue indicadores econômicos e administrativos positivos, o Governo do Tocantins segue com a classificação C na Secretaria do Tesouro Nacional desde 2017, o que impede o Estado de obter aval da União para contratação de empréstimos nacionais e internacionais.

Conforme o Portal Tesouro Transparente, os indicadores de Poupança Corrente e de Liquidez estão no vermelho. Apenas o indicador Endividamento está no verde, com nota B.

Além disso, o Tocantins ainda tem problemas na aplicação do percentual mínimo da RCL (Receita Corrente Líquida) na Educação e segue negativado no Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) - uma espécie de SPC do poder público - por inadimplência nos repasses previdenciários e por não entregar o Relatório Resumido de Execução Orçamentária do primeiro bimestre.

Assim, o Estado tem cinco restrições que inviabilizam a obtenção de aval federal para operações financeiras que possibilitem investimentos. Para ter Classificação B e destravar financiamentos, o governo do Estado precisaria derrubar todas essas marcações negativas.

São exatamente essas restrições que impedem, por exemplo, a liberação do financiamento de R$ 453 milhões da Caixa Econômica Federal que o Governo tenta destravar desde 2018.

Sem os empréstimos, o governo precisa usar recursos do próprio tesouro ou recorrer às emendas da Bancada Federal para realizar investimentos que possam melhorar a vida da população tocantinense.

Um dado positivo é que o Governo do Tocantins conseguiu reduzir as despesas com pessoal para 43,51% e agora está abaixo do limite, no verde.

Futuro

Conforme a página oficial do Tesouro Nacional, no indicador Liquidez, ou seja, aquilo que o governo dispõe de dinheiro em curto prazo e de despesas imediatas a pagar, está negativo em 577,54%. Para ser considerado apto, deveria estar abaixo dos 100%, o que demandará muito esforço do governo. Uma nova classificação do Tesouro Nacional deve ser divulgada em agosto.

O outro indicador, de Poupança Corrente, está negativo 95,86%. Esse, porém, está perto de ser revertido, pois a classificação para a Nota B é possível se chegar a 95% negativo. Poupança Corrente é um indicador que aponta o fluxo de caixa.

Cauc

No Cauc, o SPC do poder público, o Tocantins precisa atualizar os repasses previdenciários atrasados e prestar contas à União das despesas e receitas do primeiro bimestre do ano, algo que, de acordo com o sistema, ainda não foi feito.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021