Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 08/12/2019 02:37
  27/11/2019 09:36:15
Imprimir
MUNICIPIOS

TOCANTINS - ATM firma parceria com o IFTO e divulga oferta de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes

Municípios devem manifestar interesse em receber os cursos até o dia 29 de novembro. ATM informa que será ofertado nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

Os cursos serão presenciais e à distância, e exigirá contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a oferta e divulgação de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes aos Municípios. 

A parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o IFTO até o dia 29 de novembro e, posteriormente, organizar uma estrutura adequada para o recebimento dos cursos técnicos.

A ATM informa que será ofertado o ensino nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos. O corpo docente do IFTO será responsável pelas capacitações, e o Instituto dará a certificação aos participantes. 

Os cursos serão presenciais e à distância, e exigirá contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.

Parceria compensatória

Na avaliação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a parceria das prefeituras com o IFTO amplia a educação e qualificação profissional de jovens e adultos. “Trata-se de oportunizar a esse público que reside em cidades sem polo do IFTO o acesso ao ensino federal         “, frisa o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e presidente da ATM. O IFTO possui 8 campi e 3 campi avançados em pleno funcionamento, além de 19 polos de educação a distância, ao formar mais de dois mil profissionais em 2018.

IFTO

Segundo o IFTO, está previsto para fevereiro de 2020 o início das atividades. As aulas serão no modelo Educação a Distância, o que requer a utilização de recursos de televisão e internet. Ainda de acordo com o Instituto, cerca de 20% da carga horária será de aulas presenciais, o que exige a organização de um polo estruturado para receber os alunos. O restante da carga horária será desenvolvido com base em atividades e conteúdos a serem disponibilizados em plataforma virtual, acessível via internet.

A contrapartida do IFTO será a oferta dos cursos, a disponibilização dos professores e material didático de forma digital, a promoção de aulas telepresenciais, o custeio do translado de coordenadores e professores aos polos e disponibilizar cursos e videoaulas através de mediação tecnológica ou ambiente virtual. 

Participação

Para que haja a adequação do processo de participação e projeção da estrutura a ser implementada posteriormente, o IFTO pede que as manifestações de interesse sejam enviadas até o dia 29 de novembro, via ofício para o email: ascom@atm-to.org.br O IFTO afirma que fará contato com os Municípios interessados para mais orientações e procedimentos e ajustes para a formalização da parceria.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO