Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 17/10/2019 09:40
  24/09/2019 15:30:13
Imprimir
MUNICIPALISMO

Em audiência pública na Assembleia, presidente da ATM elenca justiça social como benefícios da Regularização Fundiária

ATM revela que 80% dos Municípios tocantinenses apresentam problemas com regularização e se coloca à disposição para ofertar suporte às prefeituras.

por Redação inf/Ascom ATM-TO

Foto: Divulgação

Em seu discurso, Mariano destacou os benefícios diretos que a regularização propicia aos Municípios.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou nesta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa, da Audiência Pública que tratou sobre a Regularização Fundiária no Tocantins. 

Em seu discurso, Mariano destacou os benefícios diretos que a regularização propicia aos Municípios e colocou a entidade à disposição das prefeituras para o suporte técnico necessário.

“A ATM reconhece que mais de 80% dos Municípios possuem problemas com Regularização Fundiária e isso incomoda muito os gestores municipais. A regularização traz justiça social, amplia a movimentação econômica do Município e traz segurança jurídica as pessoas físicas e jurídicas, proprietárias de terrenos”, elenca Mariano, ao revelar que a ATM dará o suporte necessário aos Municípios, além de posteriormente oferecer aos mesmos uma cartilha com explanações e orientações sobre como proceder administrativamente a Regularização Fundiária.

O presidente da ATM destacou ainda os benefícios da Lei 13.465/2017, que trata da regularização fundiária rural e urbana, bem como do decreto 9.310 de 2018, que institui as normas gerais e os procedimentos aplicáveis ao processo de regularização. “Foram avanços nessa área que beneficiou os Municípios nesse processo. Precisamos avançar mais”, disse Mariano.

Durante a audiência, o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Divino José Ribeiro, relembrou o apoio operacional e técnico que o Instituto oferece às prefeituras. Por sua vez, o presidente da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), Aleandro Lacerda, disse que a companhia auxilia os Municípios nos estudos técnicos e no recadastramento e atualização de processos administrativos das famílias e de suas propriedades. Por fim, o Superintende da Secretaria de Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO), Lúcio Silvio Alfenas, disse que municípios como Praia Norte e Sítio Novo do Tocantins estão avançados nesse processo.

A Audiência Pública é realizada pela Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, presidida pelo deputado Elenil da Penha, e o requerimento de solicitação para sua realização partiu do deputado Estadual, Ricardo Ayres. 

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO