Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 18/09/2019 23:31
  05/09/2019 22:26:04
Imprimir
GESTÃO EFICIENTE

ESTADO - Servidores comemoram decisão do Governo de retornar pagamento para o dia 1º de cada mês

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, destacou o empenho do governador Mauro Carlesse em cumprir a decisão de retornar o salário de todos os servidores para o dia 1º.

por Redação inf/Secom-Tocantins

Foto: Divulgação

Com a decisão anunciada na quarta-feira, 5, todos os servidores do Governo passam a receber o seu salário no dia 1º de cada mês.

Os servidores públicos da Administração Direta e Indireta do Governo do Tocantins estão comemorando o retorno do pagamento dos seus salários para o dia 1º de cada mês.


A comunicação aconteceu nesta quarta-feira, 5, em reunião com os secretários de Estado e presidentes de autarquias realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia.


De acordo com o técnico de Referência e Conselheiro Estadual de Política da Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valter Frota Martins, essa medida mostra o compromisso do Governador Mauro Carlesse com os servidores.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir

Valter Frota Martins

“Ele [governador] está cumprindo uma promessa que fez no começo do ano com a gente. Achei interessante, pois a gente recebendo no dia 1º de cada mês vai conseguir arcar com nossos compromissos em dia, evitando o pagamento de juros com boletos em atraso, por exemplo. Nós que somos servidores tanto efetivo, quanto contratados e comissionados estamos nos sentindo muito felizes com a decisão”, afirmou Valter Frota Martins.


Para a técnica da Gerência das Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maria Jucinaide Ribeiro Alvino de Souza, a medida do Governo vai lhe ajudar no seu planejamento financeiro. “Melhora demais o pagamento voltar para o dia 1º. Eu estou muito feliz, porque realmente eu vou cumprir com o que planejei. Achei legal que o governador teve essa preocupação de estar pagando todo mundo junto e cumprindo essa promessa”, destacou.


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas e ecrã

 Maria Jucinaide Ribeiro Alvino de Souza


Já o assessor técnico da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) José Antônio Gonçalves, falou sobre os benefícios da mudança. “A alteração na data do pagamento traz muitos benefícios para o servidor, porque agora a gente tem a possibilidade de organizar melhor nossas contas e finanças. Quando era no dia 12, geralmente atrasava algumas coisas, ou então, tinha que reorganizar os pagamentos para não ter muitos prejuízos”, concluiu.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, ecrã e interiores

 José Antônio Gonçalves


Sindicato destaca empenho do Governo em cumprir medida


O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro, destacou o empenho do governador Mauro Carlesse em cumprir a decisão de retornar o salário de todos os servidores para o dia 1º.


“O anúncio do governador faz com que ele cumpra mais um acordo com o servidor público que é a efetivação do pagamento no primeiro dia 1º de cada mês. Esse é um compromisso que ele tinha com o servidor e ele já vinha conversando há um bom tempo com sindicato”, afirmou.


Cleiton Pinheiro destacou a importância da mudança e parabenizou o Governador pela decisão. “Tem duas importâncias fundamentais na decisão. A primeira é que o servidor volta a regularizar sua vida financeira com alguns compromissos que ele tinha como, por exemplo, a data de vencimento de boletos que resultavam no pagamento de juros e multas. Outro ponto é mais específico para o próprio Estado, que deixava de fomentar durante dez dias a economia. Eram dez dias que não circulavam esse dinheiro dentro do nosso mercado interno deixando de gerar impostos e renda para todos os tocantinenses”, destacou o presidente do Sisepe.


“Então fica aqui minha manifestação parabenizando o governador Mauro Carlesse por esse compromisso cumprido com o servidor público”, complementou Cleiton Pinheiro.


ENTENDA


Desde 2015, os servidores públicos do Governo do Tocantins passaram a receber os seus salários, que eram pagos no dia 1º, apenas no dia 12 de cada mês.

Quando assumiu o Governo do Estado de forma interina em 2018, o Governador Mauro Carlesse se comprometeu com a classe de servidores a regularizar o pagamento de todos os servidores para o dia 1º de cada mês.

Ainda no mês de maio de 2018, o Governador Mauro Carlesse determinou que cerca de 60% dos servidores do Estado voltassem a receber no 1º. Nesse grupo estavam incluídos os trabalhadores que recebiam entre 2.800 e R$ 3.380 (Educação). Os demais continuavam a receber entre o dia 8 e 12 de cada mês. Posteriormente, o valor aumentou e padronizou em R$ 3.100 para todos os servidores.


REDUÇÃO DESPESAS

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Governador Mauro Carlesse

Com a decisão anunciada nesta quarta-feira, 5, todos os servidores do Governo passam a receber o seu salário no dia 1º de cada mês. “Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado. Cortamos despesas de todas as naturezas como aluguel de prédios, locação de carros, passagens, diárias, enfim! 

Tivemos que reduzir a folha de pagamento para buscar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. E os resultados estão aparecendo com as obras, com os hospitais funcionando melhor, e para os nossos servidores eu quero dizer que a partir deste próximo mês de outubro, todos irão receber os salários no 1º dia útil de cada mês”, afirmou o Governador.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO