Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 18/09/2019 23:24
  02/09/2019 17:28:08
Imprimir
FESTIVAL NA SERRA

PALMAS - Festival Gastronômico de Taquaruçu terá Rodas de Prosa e Oficinas do Programa Culinária de Identidades

A programação terá início na quarta-feira, 04, às 17h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’, Bistrô Casa das Flores, e vai até o domingo, 08, as 15h, com Roda de Prosa e Oficina.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

Segundo a idealizadora, trata-se de um encontro de propósito livre de pré-conceitos, que proporciona uma conexão com a memória de quem somos.

Além da programação da Cozinha Show na praça Vereador Tarcisio Machado, este ano a programação gastronômica do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) cresceu, e vai acontecer em vários locais do Distrito, trata se de Rodas de Prosa e Oficinas do Programa Culinária de Identidades, idealizado pela turismologa e especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura. 



A programação terá início na quarta-feira, 04, às 17h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’, Bistrô Casa das Flores, e vai até o domingo, 08, as 15h, com Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’, no Restaurante Vila dos Sabores.  

          

 

Segundo a idealizadora, trata-se de um encontro de propósito livre de pré-conceitos, que proporciona uma conexão com a memória de quem somos, apresentando-se em forma de ‘Culinária de Identidades – Memórias Afetivas’.  “A isso chamamos transcender, pois a matéria está carregada dessa energia de pensamento que se materializa em Gastronomia, uma obra de arte, uma comida”, ressaltou Simone. 

 

 

Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, o FGT este ano irá trabalhar mais com a comunidade local, com vista a envolver todos nos processos de construção da gastronomia. “Queremos valorizar os estabelecimentos locais, e queremos que o visitante possa também participar e se sentir envolvido no que de bom temos na gastronomia local”, disse o gestor. 



 

 

A Cozinha Show é uma parceria desenvolvida pelo Sebrae-TO, Quartetto Supermercados, Cervejaria Jalapa, Tonolucro Delivery, Up Viagens, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO) e Neresco. 

 

 

Programação Completa

 

Quarta-feira, 04

 

Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Autoral’

 

Horário: 17h às 18h15

 

Local: do Bistrô Casa das Flores.

 

Nesta roda de prosa vamos abordar as tendências do mercado da gastronomia, aliadas à cozinha autoral. Serão convidados chefes de cozinha com restaurantes conceituados em Palmas e Taquaruçu.

 

A chef de cozinha Tatianne Barros elaborará um prato demonstrativo autoral do Bistrô Casa das Flores.

 

Convidados: Chef Eduardo Zonta do restaurante Quadra Contemporânea

 

Chef Thiago Siintani, Expresso Sushi. Alexandre Silva – Restaurante Choupana do Lago

 

Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores

 

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

 

Local: Pousada Casa das Flores

 

Endereço: Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000

 

Telefone: (63) 98411-8008

 

 

Quinta-feira, 05

 

Roda de Prosa e Oficina Infantil ‘Quem Procura Acha’

 

Horário: 17h

 

Local: Local: Circuito Gastronômico 

 

Cinco estações para começar a treinar os sentidos: paladar, visão, olfato, tato e audição. A especialista em patrimônio e gastronomia de identidades; Simone Moura conduzira com técnicas desenvolvidas em gastronomia, a imaginação dos pequenos e nada melhor do que aprender brincando e cantando.  No decorrer da atividade faremos uma   experiência multissensorial baseada na degustação sensorial para os pequenos. 

 

Convidados Especiais: Rodrigo Rodrigues, compositor e musicista e a Palhaça Tapioca da Trupe Açu 

 

18h – Programação Kids - Projeto Culinária de Identidade com Simone Moura (Especialista em Patrimônio Material e Imaterial)

 

19h – Chef Osmane Silva – Restaurante Agenda 21

 

20h – Chef Luciano Coelho – Professor e Palestrante Motivacional

 

 

 

Sexta-feira, 06 

 

Oficina de Panificação com Tinna Duarte, com o Projeto Casa

 

Horário: 15 às 17h

 

Local:  Casa do Artesão

 

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

 

Endereço: 7ª Avenida Chácara 12 Lote 12, Av. Taquaruçu

 

Telefone: (63) 99297-2450

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e ar livre

 

 

Roda de Prosa e Oficina Culinária de Identidades Étnicas: ‘A herança dos Ancestrais’:

 

Horário: 17h às 18h45

 

Local: Circuito Gastronômico

 

Será uma roda de prosa com uma metodologia sobre o olhar para as culturas ancestrais na nossa formação cultural, despertar, re-descobrir e potencializar os seus valores e saberes através do alimento.  A roda contará com a participação especial de representantes do Povo Krahô e do indigenista Fernando Schiavini, precursor das feiras de sementes tradicionais e autor da obra ‘De longe Toda Serra é Azul’, entre outras. Haverá ainda a participação da historiadora, uma socióloga, uma engenheira de alimentos e uma engenheira agrônoma da UFT, além da participação de Simone Moura, especialista em patrimônio do Programa Culinária de Identidades.

 

Convidados Especiais da Roda de Prosa: Embaixadores do Tocantins pelo Prêmio Nacional Dolmá: Chef Malena Mota e Chef Thiago Siintane,  Expresso Sushi.

 

Perfis

 

Fernando Schiavine: é considerado um dos sucessores naturais de humanistas práticos como Darcy Ribeiro e os irmãos Villas Boas. Ingressou na Fundação Nacional do Índio – Funai, no início da década de 1970. Contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mektuktíre, Aleixo Krahô;

 

Dra. Claudia Auler: Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutorado em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), este último, com período sanduíche em Guadalajara, México no Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (CIATEJ);

 

Dra.Liza Brasilio: Socióloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e doutora em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Dra. Regina Padovan: Historiadora pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre e doutora em História Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);

 

Dra. Reijane Pinheiro: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2001);

 

Maria Duringer:  Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, com experiência em políticas públicas específicas para povos e comunidades tradicionais, extensão rural, Sociobiodiversidade, Agroecologia, e desenvolvimento rural. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura.

 


A imagem pode conter: flor e comida

 

Culinária de Identidades Étnicas 

 

Horário: 19h

 

Local: Cozinha Show – Circuito Gastronômico

 

Nesta aula show étnica, o alimento é entendido não como produto, mas como processo de transformação. Teremos representantes do povo indígena Krahô ensinando como fazer o Paparuto, uma comida ritualística a base de mandioca e milho. E embaixadores da gastronomia no Tocantins apresentarão um prato autoral com a identidade local.

 

 

 

Sábado, 07

 

Roda de Prosa e Oficina ‘Cozinha Sensorial’

 

Horário: 17 às 18h15

 

Local: Pousada Casa das Flores

 

Esta será uma roda de prosa com uma mesa montada pela especialista Simone Moura e convidados especias, com os perfumes da cozinha sensorial. Depois de aprender a explorar ao máximo na roda de prosa os perfumes da cozinha, vamos degustar uma geleia de tangerina com notas semelhantes entre o cheiro pungente das frutas e as notas do perfume Eternity, de Calvin Klein e a geleia sensorial de cebola com alfazema. Os participantes aprenderão elaborar algumas composições aromáticas para sobremesas. Participação especial da chef Tatianne Barros da cozinha autoral do Bistrô Casa das Flores.

 

Convidados: Chef Thiago Siintane,  Expresso Sushi

 

Chef Tatianne Barros, Bistrô Casa das Flores

 

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

 

Local: Pousada Casa das Flores

 

Endereço: Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8, TO, 77260-000

 

Telefone: (63) 98411-8008

 

 

 

Domingo, 08

 

 

 

Roda de Prosa e Oficina ‘Cadeia Produtiva Local’

 

Horário: 15h às 16h

 

Local: Restaurante Vila dos Sabores

 

Beatriz de Oliveira proprietária do Vila dos Sabores, abre seu empreendimento para esta roda de prosa na qual teremos a participação especial de seu pai, o empresário e chef de cozinha Elizeu Augusto de Oliveira e Dona Marlene Oliveira do grupo ‘Sabores’ e  de   produtores da cadeia produtiva local de Taquaruçu, além de empresários de  alimentação   natural e cervejas artesanais. O tema central deste bate papo é ‘Preste atenção no que come e bebe’. Será mostrado nesta roda de conversa e oficina novas receitas com ingredientes do universo orgânico, onde chefes convidados compartilham suas pesquisas e promovem experiências gastronômicas conscientes e sustentáveis.

 

Convidados especiais: Gustavo Bonatto, da Taquaruçu Adventure, Ana Lucia e Paulo Cardoso da Horta orgânica de Taquaruçu, Consultor Maicon do Programa Destino de Taquaruçu e produtores orgânicos da região.

 

Capacidade de pessoas para oficina:  20 pessoas

 

Local: Restaurante Vila dos Sabores

 

Endereço: Av. São Sebastião, Qd 80, Lt. 04, Av. Taquaruçu

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO