Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 26/05/2019 17:07
  23/04/2019 20:32:28
Imprimir
PREVENÇÃO

Controle da raiva animal e doença da vaca louca são temas de treinamento em Formoso do Araguaia

A Adapec tem realizado de forma continuada treinamento sobre as enfermidades levando informações aos servidores e produtores rurais em diversas regiões do Estado.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

Adapec realizando captura de morcegos hematófagos ( principal transmissor da raiva na zona rural) para o controle populacional da espécie.

Visando a eficiência no trabalho da defesa agropecuária e a valorização profissional, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza entre os dias 24 e 26 de abril, treinamento sobre controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos) e prevenção e vigilância da encefalopatia espongiforme bovina (conhecida como doença da vaca louca). 


O encontro, que é direcionado aos inspetores e fiscais de defesa agropecuária, bem como os médicos veterinários da iniciativa privada, será realizado na câmara municipal de Formoso do Araguaia.

 

A programação contará com parte teórica, com abordagem no contexto da raiva, principais características dos morcegos hematófagos (maior transmissor da doença na zona rural), atendimento às notificações, material a serem colhidos para o envio de amostras para o laboratório, conservação, documentos necessários, entre outros. Já a aula prática será sobre colheita de material para diagnóstico de síndrome nervosa, segundo a legislação.

 

“Estendemos a capacitação para os profissionais interessados e que executam trabalhos a campo, pois quanto mais informações, mais estaremos preparados para uma resposta rápida aos produtores rurais e a sociedade”, disse o palestrante e responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec (PECRH), José Emerson Cavalcante, que também dividirá as discussões com o inspetor de defesa agropecuária, José Veloso Júnior.  

 

Sobre o tema prevenção e vigilância da encefalopatia espongiforme bovina ficará a cargo do inspetor de defesa agropecuária, Marcelo Aguiar Inocente. Além disso, o auditor fiscal federal da agricultura, Welciton Assunção Alves. 

 

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, os treinamentos e palestras de vários programas sanitários se estendem em diversas regiões do Estado. “Estamos aprimorando conhecimentos, bem como levando informações a toda a cadeia produtiva sobre as principais doenças que acometem os rebanhos”, disse. 

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO