Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 20/07/2019 13:51
  11/04/2019 15:53:49
Imprimir
HOMENAGEM

PALMAS - Sessão solene na AL comemora dia do Jornalista, presidente do Sindjor pede valorização da categoria e pagamento do piso

Presidente do Sindjor-TO, a jornalista Alessandra Barcelar fez o pronunciamento em nome da categoria. Segundo ela, os últimos tempos não têm sido fáceis para a profissão no Tocantins.

por Redação inf/Dicom-AL/Penaforte Diaz

Foto: Isis de Oliveira

Foram homenageados: Wesley Silas site atitude.com, Célia Bretas Tahan, Élcio de Souza Mendes, Jocyelma Santana e o radialista Wagner Quintanilha e o radialista.

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10, sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista, transcorrido no último dia 7. 


Presidido pelo deputado Antônio Andrade (PHS), o evento contemplou cinco profissionais tocantinenses com placas comemorativas por suas trajetórias na mídia e assessorias de comunicação no Estado do Tocantins: Célia Bretas Tahan, assistente da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento; Élcio de Souza Mendes, assessor de imprensa do governo Mauro Carlesse (PHS); Jocyelma Santana, assessora da Procuradoria Geral do Estado; Wagner Quintanilha, radialista da emissora 105 FM; e Wesley Silas Barbosa da Cruz, editor do portal Atitude.

Presidente do Sindjor-TO, a jornalista Alessandra Barcelar fez o pronunciamento em nome da categoria. Segundo ela, os últimos tempos não têm sido fáceis para a profissão no Tocantins. “Vivemos um tempo de desconstrução, demissões e enxugamento dos postos de trabalho, além de vagas ocupadas por quem não têm habilitação técnica”. Para a jornalista, é imprescindível que a categoria esteja atenta em busca da valorização profissional e do conhecimento permanente.

Ela também cobrou o pagamento do piso da categoria, atualmente de R$ 2.467,84, defendeu o cumprimento da carga horária, a valorização de critérios técnicos para a contratação de profissionais, sejam públicos ou privados, mais vagas no concurso da Casa e a participação do sindicato na reestruturação da TV Assembleia. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Jornalista Silas do site atitude com sede em Gurupi, foi um dos homenageados pela Assembleia

Ao final, agradeceu ao deputado Antônio Andrade a abertura de diálogos com a classe. “Com ele, estamos construindo um novo momento para a nossa categoria”, afirmou Alessandra.

Ainda fizeram uso da palavra a jornalista Jocyelma Santana, representando os homenageados, e os parlamentares Antônio Andrade, Cláudia Lelis (PV), Valderez Castelo Branco (PP), Luana Ribeiro (PSDB), Júnior Geo (PROS), Elenil da Penha e Valdemar Júnior (ambos do MDB). Eles destacaram a valorização do profissional e da imprensa, o papel do jornalista na democracia, assim como o apoio às reivindicações históricas da categoria.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo em homenagem à imprensa, com destaque para os assessores de comunicação dos gabinetes. O momento artístico ficou por conta das cantoras e jornalistas Cínthia Abreu e Leide Theófilo, acompanhadas do músico Anderson Camacho.

Histórico

A autora da proposta de homenagem, que neste ano contou com a parceria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor), é a ex-deputada estadual Solange Duailibe (PT). A data em que se comemora o Dia do Jornalista é sete de abril, em homenagem ao médico e jornalista brasileiro de origem italiana João Batista Líbero Badaró, assassinado na cidade de São Paulo em 1830 por inimigos políticos.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO