Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 26/05/2019 15:58
  28/03/2019 10:20:29
Imprimir
FEBRE AFTOSA

TO - Após dúvidas sobre calendário de vacinação contra aftosa, Adapec esclarece que campanha continuará de 1º a 31 de maio

Agencia emite alerta os produtores rurais para que fiquem atentos na hora adquirirem a vacina nas lojas agropecuárias, verificando se os frascos estão de acordo com a nova dosagem.

por Agnaldo Miranda - DRT-TO-726

FOTO: Delfino Miranda / Governo do Tocantins

Adapec esclarece que o calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa continua o mesmo, sendo de 1º a 31 de maio.

Com a mudança na dosagem da vacina contra febre aftosa que passou de 5 ml para 2 ml, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) vem detectando que muitos produtores rurais confundiram a data do início da comercialização da nova vacina para algumas particularidades com o calendário oficial de vacinação contra doença. 

A respeito disso, a Adapec esclarece que o calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa continua o mesmo, sendo de 1º a 31 de maio.

“A Adapec só autorizará a comercialização antecipada da vacina a partir do dia 1º de abril para os animais que participarão de eventos pecuários ou aqueles que ficaram inadimplentes da campanha passada, os demais animais só serão vacinados e já com a nova dosagem de 2 ml, na primeira etapa da campanha que vai de 1º a 31 de maio”, esclarece o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Sobre a diminuição da dosagem da vacina para 2 ml, a Agência ressalta que essa medida visa diminuir os efeitos colaterais no rebanho e faz parte das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação no Tocantins até 2021 e alerta os produtores rurais para que fiquem atentos na hora adquirirem a vacina nas lojas agropecuárias, verificando se os frascos estão de acordo com a nova dosagem.

Todas as lojas agropecuárias credenciadas junto à Adapec já foram notificadas sobre esta mudança, e os lojistas, orientados a adquirem as vacinas com a nova dosagem de 2 ml, bem como o recolhimento do estoque antigo pelo distribuidor do produto. Além disso, fiscalizará e acompanhará o recebimento do novo produto nestes estabelecimentos.

A Agência já está em processo de organização para a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, no Tocantins, com a estimativa de vacinar 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias. 

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO