Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 26/05/2019 16:40
  08/03/2019 14:13:57
Imprimir
PROJETO PA COIMBRA

CARIRI - Regularização da Associação do PA Coimbra e posses foram as principais demandas dos assentados, durante reunião com Defensoria Pública

O projeto aconteceu na quarta-feira, 27 na sede da Câmara Municipal, e a assistência jurídica aos moradores foi coordenada pela defensora pública Lara Gomides, com assistência da equipe da DPE-TO de Gurupi.

por Agnaldo Miranda - DRT-TO 726 Mtb

Foto: Divulgação

A pedido dos assentados o Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, foi em socorro dos produtores rurais que estão acéfalo de apoio para produzir.

Cerca de 80 famílias foram atendidas por meio do projeto Defensoria Itinerante na comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Coimbra, em Cariri do Tocantins, na região sul tocantinense. 


O projeto aconteceu na quarta-feira, 27 na sede da Câmara Municipal, e a assistência jurídica aos moradores foi coordenada pela defensora pública Lara Gomides, com assistência da equipe da DPE-TO de Gurupi.

 

A iniciativa desta edição do Defensoria Itinerante foi do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, que tem a defensora pública Lara Gomides como coordenadora.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Cerca de 80 produtores rurais receberam atendimento da Defensoria Itinerante em Cariri

 

Segundo a coordenadora do Nuamac de Gurupi, a maioria dos assistidos era formada por pequenos produtores rurais e a demanda principal foi a regularização das posses que existem dentro do assentamento, bem como a regularização da própria associação dos assentados.


 “Foi muito proveitoso deslocar a Defensoria até o assentamento. Por se tratarem de pessoas carentes, não seria possível que todos se deslocassem até a sede em Gurupi. Isso é aproximar ainda mais o acesso à justiça do cidadão carente”, disse a defensora pública. (Informações: DPE-TO).


NOVA ELEIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO


Durante a reunião foi deliberado ainda com os produtores presentes, a dissolução da atual diretoria da Associação do PA Coimbra por falta de cadastro e uma nova eleição foi aprovada por aclamação da maioria, confirmou o produtor George Falcão em entrevista ao portal Tribuna na terça-feira dia 05. 


"O novo pleito, deve acontecer em piuco tempo, assim que ficar definido que pode votar na eleição", disse.


Falcão ao final da entrevista, lançou sua pré-candidatura a presidente da Associação do PA Coimbra e convidou o senhor José Bilau para ser o vice presidente, que foi aceito.





Produtores rurais do PA Coimbra José Bilau e George Falcão, durante entrevista


ENTREVISTA / VÍDEO


A reportagem do portal Tribuna esteve na terça-feira (05) no Projeto de Assentamento PA Coimbra, localizado no município de Cariri do Tocantins, onde fomos recebidos pelos produtores rurais George Falcão Acácio e Jose "Bilau"; os dois estão à frente de um movimento para regularizar as posses, associação do projeto e a liberação de R$ 6 milhões que estão parados no BB por falta de apoio.


As lideranças relataram que no atual momento a principal reivindicação do Coimbra é a regularização da Associação do PA, que passa por uma nova eleição, com novos gestores, porque os últimos deixaram a entidade em completo abandono.


RECURSOS PERDIDOS


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Reunião bastante movimentada que contou com dezenas de produtores do PA Coimbra


Os produtores explicaram ainda que milhões já foram perdidos até o momento, porque a Associação do PA Coimbra, sempre está inadimplente com suas prestações de contas, falta CND para firma convênios e ou ainda faltou disposição dos antigos gestores da entidade para a coisa dar certo, é uma das principais cobranças dos produtores rurais do assentamento Coimbra. 


"Temos  um recursos de R$ 6 milhões do PNHR que já era para estar nas mãos dos produtores do Coimbra, nunca chegou porque enfrentamos dificuldades de todo o tipo, com agentes públicos municipais de Cariri, sempre boicotando o projeto", desabafa o produtor George Falcão proprietário da chácara estrela Brilho.



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

Entrevista com os produtores José Bilau e George Falcão no PA Coimbra


PROJETO PA COIMBRA 20 ANOS EXISTENCIA


O projeto de Reforma Agraria do PA Coimbra tem 20 anos de criação, possui mais de 5.000 hectares que foram divididos em 165 famílias e e conta atualmente com mais de 800 pessoas

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO