Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 22/08/2019 21:25
  04/12/2018 17:07:18
Imprimir
INTERNACIONAL

CEM de Gurupi apresenta projeto no Seminário Ibero-Americano ''Poéticas da Criação''

As produções dos alunos serão publicadas em livro, a ser lançado pela unidade escolar no início do próximo ano.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

Projeto será realizado no período de 5 a 8 de dezembro, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória-ES.

O Projeto Expressões Artísticas com o subtema “Reflexões sobre os Retirantes de Portinari” desenvolvido por professores e estudantes do Centro de Ensino Médio de Gurupi será apresentado como relato de experiência no Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes “Poéticas da Criação”, a ser realizado no período de 5 a 8 de dezembro, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória-ES. 


O Seminário é promovido pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes e pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFES, em parceria com a Universidad de Granada e Universidade de Lisboa.

 

O Projeto Expressões Artísticas auxiliou os alunos dos 1º Anos do Ensino Médio no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como também ampliou o conhecimento acerca das artes plásticas e da vida e obra de Cândido Portinari. 


A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna


O material dos alunos será apresentado pelas professoras responsáveis pela a ação na unidade escolar, Maria Wellitania de Oliveira, das disciplinas de Português, Literatura e Artes, e Wânia Pimentel Leite, de Português, Aperfeiçoamento da Leitura e da Escrita e Redação.

 

O Projeto Expressões Artísticas trabalhou, com os alunos, o processo de criação da arte literária a partir da arte plástica, tendo como foco a produção de poesias embasadas na leitura das telas de Portinari que têm como temática “Os Retirantes”. O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes, Literatura, e Aperfeiçoamento da Leitura e da Escrita (ALE).

 

No desenvolvimento do projeto, os alunos da 1ª série do Ensino Médio leram e apreciaram, através de recursos multimídia, imagens das telas do renomado pintor e poeta. Sensibilizados pelas informações contidas nas telas, os estudantes puderam expressar por meio da escrita suas percepções, emoções e o desejo de transformar a realidade social.


Durante a execução do projeto, trabalhou-se também, os conceitos de artes, pintura e poesia. Os alunos construíram diálogos entre as artes e a literatura, fazendo a interação com diferentes linguagens.

Com a metodologia de releitura das telas, os estudantes refletiram sobre a arte como recriação da realidade.

 

O estudante Giovane Martins enfatizou que o projeto ampliou o conhecimento acerca das artes plásticas e a vida e obra de Cândido Portinari.   “Interpretar obras de artes é uma forma diferente e prazerosa de praticar a leitura e compreender o mundo em nossa volta através do olhar e das mãos do artista”.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

O diretor da unidade, João Rosado Diniz Filho, destacou a relevância do projeto na formação dos alunos.  “Ensinar leitura e escrita com arte é uma metodologia inovadora que torna as aulas prazerosas para os alunos e professores e oportuniza a atividade criativa, uma vez que a imaginação e a criatividade permitem experiências de aprendizagem. O aluno, por meio do projeto Expressões Artísticas, também pode aprender muito sobre a vida e a sociedade que está inserido, e o trabalho feito de forma interdisciplinar contribui significativamente para o avanço da leitura e escrita desses alunos”.

 

A professora Wellitania Oliveira ressaltou sobre o aprendizado com a metodologia de releitura das telas. “As obras de artes são excelentes recursos para desenvolvimento da leitura. Pela diversidade de temas e linguagens a arte contribui para a aprendizagem contínua do aluno, por isso, sua análise e percepção deve ser estimulada em sala de aula, para que os alunos compreendam que o processo de criação artística está relacionado com um contexto histórico, social e cultural. Nessa perspectiva, o aluno é obrigado a pensar além dos conteúdos básicos, e até visualiza soluções para alguns problemas que ele vivencia no seu cotidiano ”.



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

Para a professora Wânia Pimentel, o Projeto Expressões Artísticas tornou as aulas de ALE mais dinâmicas e interativas. “A análise dos quadros de Cândido Portinari intitulados “Retirantes” possibilitou aos alunos uma reflexão profunda sobre uma situação social recorrente. Essas análises e reflexões geraram excelentes produções poéticas, motivando assim o alunado a desenvolver melhor a leitura e as produções escritas. ”

 

Segundo a professora Zelma Freitas, o trabalho de leitura com as telas “Os Retirantes” de Portinari foi muito significante. “Eles perceberam, através das telas, que a miséria, a dor, a angústia e a falta de esperança eram passadas de geração a geração sem que nada fosse feito para melhorar aquela situação. Assim, discutiu-se em sala várias temáticas como: desigualdade social, desnutrição, o abandono e descaso com as políticas públicas. O resultado foi muito gratificante, pela participação dos alunos nas aulas e pela boa produção de poemas escritos por eles”.

 

As produções dos alunos serão publicadas em livro, a ser lançado pela unidade escolar no início do próximo ano.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO