Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 18/06/2019 09:37
  05/11/2018 18:32:45
Imprimir
ECONOMIA & NEGÓCIOS

AGRICULTURA: Previsão da safra 2018/2019 no TO fica em 4,9 milhões de toneladas de grãos

A soja representa 65,7% da produção total, mais uma vez seguida do milho em grãos (19,2%) e do arroz em casca (13,28%).

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

A estimativa é que o aumento na área plantada possa chegar a 3,9% e em até 7,8% para produção de grãos.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a primeira estimativa da produção para a safra de grãos 2018/2019, apontando o crescimento em produção para algodão e milho, e em área para cultura da soja, influenciados pelas boas condições climáticas, neste início do ano agrícola.  

A estimativa é que o aumento em área possa chegar a 3,9% e em até 7,8% para produção de grãos. Com participação de 71% do total previsto da área plantada, a soja permanece como a principal cultura a ser semeada no Estado, seguida do milho e arroz em casca, com participação de 14,6% e 9,4% respectivamente.

Para a safra 2018/2019, a produção de grãos estimada para o Estado deverá ficar entre 4,7 e 4,9 milhões de toneladas. 

A soja representa 65,7% da produção total, mais uma vez seguida do milho em grãos (19,2%), do arroz em casca (13,28%). A produção da soja pode saltar de 3,0 para 3,2 milhões de toneladas, uma variação de 6,6%.

Produtividade

A produção do milho, segunda cultura em destaque no Estado, deve ter um aumento significativo em relação à produtividade, tanto a primeira, como na segunda safra, com previsão de sairmos de 3.600 para 4.400 mil quilos por hectare, em média, sendo 22% a mais que a safra anterior.  Já para safrinha, a expectativa é ainda melhor, podendo alcançar uma produtividade média de 1.000 quilos a mais por unidade de área, grande parte em função das condições climática que vem proporcionando a antecipação dos plantios da soja em relação ao ano anterior. Para o arroz, a expectativa é que a cultura deva permanecer estável em produção e área plantada no Estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, essa previsão para incremento em produtividade e consequentemente maior produção de grãos no Tocantins, é decorrente de diversos fatores que influenciam esse maior rendimento. “Dentre eles, as boas condições climáticas até agora, aliadas ao uso sustentável de novas tecnologias pelos produtores e a qualidade cada vez maior dos insumos que chegam ao estado”, argumentou.

Algodão

O Tocantins ainda galga maiores produções de algodão, na safra passada a área plantada foi de cerca de 2,8 mil hectares apenas, contudo, a chegada de um pesquisador da Embrapa Algodão ao estado e tecnologias mais apropriadas, entre outras, podem ser atrativos a maior a adesão de produtores. Estima-se que a área plantada para próxima safra possa ser 42% superior à deste ano, ainda conforme Thadeu.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO