Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 17/02/2019 22:47
  20/09/2018 22:43:41
Imprimir
GURUPI

Gurupi recebeu auditoria tributária do TCE para otimizar a receita própria no município

A Secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Keila Iwasse, destacou a importância da auditoria para o município.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

Humberto, durante visita no gabinete do Prefeito Laurez Moreira, elogiou a política de arrecadação tributária realizada pela gestão em Gurupi.

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), por meio da Coordenadoria de Auditoria Especial (CAE), realizou na Prefeitura de Gurupi, uma auditoria operacional em receitas tributárias. 

Os auditores estiveram no município durante 10 dias levantando informações e avaliando como a gestão municipal tem arrecadado suas receitas tributárias.

Segundo o auditor de controle externo, Humberto Arruda Alencar, o objetivo do TCE é ajudar os municípios a melhorarem suas receitas, aperfeiçoando a forma de arrecadação tributária. “Nós avaliamos várias questões como Legislação tributária, fiscalização dos tributos, infraestrutura, recursos humanos e aparato financeiro para gerir a fiscalização tributária local. Analisamos também como o município audita e interfere na fiscalização dos contribuintes e a cobrança do crédito tributário, se o município está realizando essas cobranças ou está inerte”, explicou Humberto.

Essa ação do TCE se concentra na arrecadação tributária das prefeituras e em seus desdobramentos. A preocupação é identificar qual é a normatização tributária dessas cidades para poder levantar as boas práticas e saber quais municípios precisam de ajuda para fomentar e melhorar a receita.

O auditor ressaltou ainda que essa auditoria passou por seis municípios de grande, médio e pequeno porte do Estado. “Após o término das avaliações, esses municípios irão servir de base para as demais 139 cidades do Tocantins, para fazermos recomendações a eles, principalmente os pequenos municípios, que ficam muito apegados às transferências constitucionais ou emendas parlamentares. E o ideal é que esses municípios tornem sua administração tributária efetiva para poder arrecadar e ter seu próprio recurso”, acrescentou Humberto.

Humberto, durante visita no gabinete do Prefeito Laurez Moreira, elogiou a política de arrecadação tributária realizada pela gestão em Gurupi. “Percebemos que a Prefeitura de Gurupi está com um sistema adequado à realidade do Município, com um bom material humano e um sistema todo eletrônico, trabalhando digitalmente, evoluindo e caminhando na direção certa”, finalizou.

A Secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Keila Iwasse, destacou a importância da auditoria para o município. “A vinda dos auditores foi bastante válida, pois mostrou que o município está cumprindo as leis de responsabilidade fiscal, não estando inerte à fiscalização dos contribuintes e a cobrança do crédito tributário, podendo melhorar ainda mais e para isso, contando com a orientação do TCE”, afirmou.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO