Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 22/08/2019 21:31
  06/04/2018 19:37:27
Imprimir
EXPO FORMOSO 2018

EXPO/2018: Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, confirma para 12 de maio realização da cavalgada

Em nota, Euripedes Costas do Sindicato, confirma que uma reunião com o presidente d ADAPEC, senhor Alberto Mendes da Rocha, foi anunciada a publicação de uma portaria declarando Formoso do Araguaia zona livre da doença de Mormo.

por Redação - Inf/Ascom

Ascom

29ª Expo Formoso do Araguaia, acontece de 12 19 de maio no Parque de Exposição Armando Nascimento.

Nesta quinta-feira (05), o Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, representado pelo seu presidente, Eurípedes Costa, esteve novamente em reunião com o atual Presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), senhor Alberto Mendes da Rocha, para discutir a questão da liberação da cavalgada no Município.

 

A reunião revelou-se proveitosa e resultou na excelente notícia: na próxima semana será publicada uma portaria declarando Formoso do Araguaia zona livre do Mormo, deixando de ser considerado área de foco da doença infectocontagiosa, após conclusão do saneamento realizado pela Adapec, cujos resultados deram negativos.

Com a medida, o Estado do Tocantins será declarado zona livre de Mormo, já que o Município de Formoso do Araguaia era o último com foco da doença, desta forma, ficarão liberados eventos com eqüinos e muares no Município.

Para o presidente do Sindicato Rural de Formoso, a vitória foi alcançada, graças ao empenho da Adapec e ao incansável trabalho da assessoria jurídica do Sindicato, composta pelos advogados Dr. Wilmar Ribeiro e Dr. Fábio Martins, será viabilizada a realização da cavalgada este ano.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Tradicional cavalgada de Formoso do Araguaia, será realizada no dia 12 de maio

"É importante frisar, ainda, o comprometimento do Ministério Público e do Judiciário no presente caso, já que suas intervenções contribuíram para a solução do problema. Aproveitando o ensejo, convida se todos os cavaleiros e amazonas a participarem da grande e tradicional cavalgada, a realizar-se no dia 12 de maio”,ressaltou Euripedes,.       

ENTENDA O CASO

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emitiu Nota Técnica em 29.03.2016, para todos os sindicatos rurais e a Federação da Agricultura e Pecuária (Faet), com recomendações sobre o combate e controle do Mormo, tendo em vista a detecção de 15 focos da doença na região sul do Tocantins, totalizando 24 animais positivos. “A preocupação da Adapec é com a realização de eventos pecuários, que movimentam grande número de equídeos, principalmente cavalos. Essas aglomerações oferecem grande risco de transmissão e proliferação da doença”, explicou Humberto Camelo, então presidente da Adapec.

“Recomenda-se a não aglomeração de equídeos em cavalgadas, tropeadas, vaquejada e outros, nos municípios de Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins”, dizia a Nota Técnica da Adapec, que ainda explicava que “a medida  visa evitar a disseminação da doença para todo o território tocantinense, o que afetaria o comércio de animais, prejudicando a equideocultura e a saúde pública, visto tratar-se de uma zoonose de grande risco”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando a cavalo e atividades ao ar livre

29ª Exposição Agropecuaria de Formoso acontece de 12 a 19 de maio

A Nota também explicava que “como a fonte de infecção mais comum é a ingestão de alimentos (ração, feno, volumoso) ou água, em bebedouros e comedouros compartilhados por vários equídeos (infectados e sadios), através de descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados, salienta-se que principalmente em aglomerações o risco de contaminação dos animais é maior devido a esta prática ser comum”.

Em 22.08.2017, foi publicada a Portaria ADAPEC Nº 211, suspendendo qualquer aglomeração de equídeos nos municípios da região sul do Estado, bem como suspendendo cavalgadas e tropeadas, sendo permitido apenas aglomerações de equídeos autorizados pela ADAPEC, até que fossem saneadas todas as propriedades, diante da disseminação do mormo.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Eurípedes Costa, pessoas sorrindo, pessoas em pé

DADOS

Na época, foram confirmados 15 focos para Mormo no estado do Tocantins, sendo 13 em Formoso do Araguaia, 01 em Sandolândia e 01 em Cariri do Tocantins, no total de 24 animais positivos.

MEDIDAS

Com o surgimento dos casos, a Adapec realizou o saneamento das propriedades, através da coleta de material para exames com mais de 600 amostras, realização de 18 sacrifícios sanitários de animais positivos para a enfermidade, interdição de 45 propriedades e atendimento médico veterinário através da notificação de produtores de suspeitas de Mormo.

Também foram realizadas palestras de conscientização aos produtores, sindicatos rurais e a população em geral, e intensificação de vigilâncias ativas nas propriedades.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO