Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 22/08/2019 21:20
  30/01/2018 13:34:51
Imprimir
DOENÇA DE MORMO

Sandolândia sai da área de foco do mormo após conclusão de saneamento

Com a conquista, apenas ficará suspensas cavalgadas e tropeadas nos municípios de Palmas e Formoso do Araguaia, onde há propriedades passando pelo saneamento e nos municípios limítrofes a eles.

por Redação - Inf/Secom-TO

Ascom/Divulgação

Com a conquista, apenas ficará suspensas cavalgadas e tropeadas nos municípios de Palmas e Formoso do Araguaia.

 Tocantins avança mais uma vez no combate ao mormo, doença infectocontagiosa, com a retirada do município de Sandolândia, localizado na região sudoeste do Estado, da área de foco, após a conclusão do saneamento das propriedades rurais.

 

Agora, fica autorizada a realização de eventos de equídeos (equinos, asininos e muares), desde que fiscalizados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Com a conquista, apenas ficará suspensas cavalgadas e tropeadas nos municípios de Palmas e Formoso do Araguaia, onde há propriedades passando pelo saneamento e nos municípios limítrofes a eles.


De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a Agência está colhendo frutos de um trabalho sério, pautado em orientações técnicas, palestras e ações de controle, prevenção e erradicação da doença. “Já conseguimos baixar em 57% a incidência de novos casos de Mormo e concluímos o saneamento em 90% das propriedades focos, restando apenas três para finalizarmos o processo. Nosso principal objetivo é tornar novamente o Estado livre da enfermidade”, disse o presidente.


IN nº 06

 

A conquista vem de encontro com a publicação da Instrução Normativa (IN) nº 06, de 16 de janeiro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que adota diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no Território Nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).


 

O Tocantins, já se antecipou e cumpre grande parte das exigências previstas na IN, a exemplo da realização de capacitação específica para médico veterinário da iniciativa privada e cadastrado no Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (PESE); atualização cadastral dos equídeos; identificação de vínculos epidemiológicos com investigação da movimentação de equídeos, dos últimos 6 meses, das propriedades focos  e das propriedades vizinhas, além de já realizar comunicado sobre a doença as autoridades locais de saúde pública, entre outros.

 

Em relação à IN, o presidente considera mais um reforço no direcionamento das atividades executadas pelos órgãos oficiais em todo o país. “Desde que a doença surgiu em 2015 no Estado, temos colocado em prática estratégias para impedir sua disseminação, por isso consideramos que a nova medida vem reforçar o trabalho que já está sendo realizado”, enfatizou.

 

Segundo o responsável pelo PESE, Raydleno Mateus Tavares, o próximo passo é concluir o saneamento das propriedades restantes, reforçar a investigação de animais suspeitos e intensificar ainda mais o trânsito de equídeos. “Para o Tocantins se tornar zona livre do mormo é preciso estar três anos sem notificação de focos da doença, além de passar pelos processos normativos do Mapa, mas estamos engajados nessa luta”, ressalta.  O Tocantins conta com 271,9 mil equídeos.

 

Trânsito

No Tocantins, as aglomerações de equídeos só poderão ser autorizadas após vistoria dos técnicos da Adapec, além disso, para realizar o trânsito desses animais é obrigatório apresentar a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), exames negativos e dentro do prazo de validade para Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE). Em caso de participação em eventos pecuários, além destes exames citados é preciso apresentação da comprovação de vacinação contra Influenza.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO