Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 28/03/2020 16:52
  09/08/2016 15:56:33
Imprimir
SEGURANÇA PÚBLICA

Decreto regulamenta segunda etapa de concurso da Cidadania e Justiça

O curso representa a segunda etapa do certame, que é regido pelo Edital nº 04/001, de 15 de outubro de 2014, e tem caráter eliminatório e classificatório.

por Secom -TO

Crédito: Miller Freitas - Governo do Tocantins

Governador Marcelo Miranda e secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, anunciam publicação de decreto em solenidade na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia.

O Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira, 08, publicou o Decreto nº 5.478, o qual regulamenta o Curso de Formação Profissional dos candidatos ao concurso público para provimento de vagas na Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Sistema Penitenciário e Sistema Socioeducativo). 


Na tarde da segunda-feira, durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço (OS) para construção do Complexo Penitenciário Serra do Carmo, em Aparecida do Rio Negro, que o governador assinou o decreto, que foi publicado na mesma data. A publicação foi mais uma das entregas previstas para agosto, classificado pelo governador como o mês da Segurança Pública no Tocantins.

 

O curso representa a segunda etapa do certame, que é regido pelo Edital nº 04/001, de 15 de outubro de 2014, e tem caráter eliminatório e classificatório. A finalidade é formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos Assistente Socioeducativo, Técnico em Defesa Social, Técnico Socioeducador, Analista em Defesa Social e Analista Socioeducador.

 

Segundo o Decreto, será considerado aprovado nesta nova etapa do concurso o candidato que atender aos critérios mínimos exigidos, as avaliações, frequência e disciplina pela Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento do Curso de Formação, designada pela Portaria nº 297, de 19 de junho de 2015, da Secretaria de Cidadania e Justiça, publicada na edição 4.399 do Diário Oficial do Estado. Entre as demais atribuições desta comissão está dar ampla publicidade aos candidatos, com a devida antecedência, acerca de editais, comunicados e das decisões proferidas pela banca.

 

Serão convocados para matrícula ainda neste mês de agosto no Curso de Formação Profissional os candidatos aprovados e aptos em todas as fases da primeira etapa e que estejam dentro do número de vagas estabelecido no edital para os respectivos cargos. Pode haver mais de uma chamada para matrícula, a critério da Administração Pública, apenas na hipótese do não preenchimento do número de vagas do edital. O Edital de chamamento para matrícula seguirá a lista de classificados na primeira etapa, conforme ordem de classificação.

 

Os candidatos selecionados na primeira etapa do concurso e matriculados no Curso de Formação Profissional receberão, durante o período do curso, a título de ajuda de custo, o valor mensal correspondente a 50% do vencimento básico inicial do respectivo cargo, vigente à época de sua realização, conforme disposto na Lei 2.808, de 12 de dezembro de 2013.

 

Vale destacar que o ocupante de cargo efetivo na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, durante o Curso de Formação Profissional será dispensado do comparecimento ao trabalho, sem prejuízo da remuneração de seu cargo ou função; poderá escolher pela ajuda de custo ou pelos vencimentos ou subsídios de seu órgão de origem.

A atividade de docência será exercida por instrutores tecnicamente qualificados, para ministrarem as disciplinas especificas do Curso de Formação Técnico-Profissional. O curso de formação poderá contar com conferencistas convidados para proferir palestras, aulas especiais e visitas técnicas supervisionadas, bem como aulas realizadas através de plataforma EAD (Educação à Distância), no limite máximo de 20% da carga horária total do curso, sobre os temas que compõem a grade curricular.

 

Vale lembrar que o Curso de Formação Profissional será ministrado no modo presencial, em dois turnos, manhã e tarde, sem recesso e, em nenhuma hipótese, haverá dispensa, total ou parcial, de disciplina ou atividade, salvo as hipóteses previstas na legislação e a interesse da Administração Pública. A duração de cada hora/aula será de cinquenta minutos. Visando o cumprimento da carga horária, poderão ser ministradas aulas aos sábados, domingos, feriados e no período noturno.

 

Duração

O curso para o cargo de Técnico em Defesa Social terá previsão de duração máxima de 45 dias, sendo que a duração poderá ser alterada conforme necessidade apontada pela Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento e/ou pela Banca examinadora, e houver interesse da Administração Pública. Já o curso para o cargo de Analista em Defesa Social terá previsão de duração máxima de 30 dias.

 

Da mesma forma, o curso para o cargo de Assistente Socioeducativo (Motorista) terá previsão de duração máxima de 30 dias, bem como o curso para o cargo de Assistente Socioeducativo (Técnico em Enfermagem), que terá previsão máxima de 30 dias. Já o curso para o cargo de Técnico Socioeducador terá previsão de duração máxima de 45 (quarenta e cinco) dias, enquanto o curso para o cargo de Analista Socioeducador terá previsão máxima de 30 dias.

 

Convocação

A Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento trabalha, agora, para a convocação para as matrículas dos candidatos aprovados para a segunda etapa e para a divulgação do cronograma ainda neste mês de agosto, dependendo, somente, para isso, cumprir procedimentos administrativos e burocráticos junto à empresa que será responsável pela condução do certame.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO