Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 01/08/2021 09:46
  21/06/2016 13:17:46
Imprimir
PALMAS

Deputados são convocados para eleição da Mesa Diretora

Até o momento nos bastidores da eleição para presidente da AL, temos dois candidatos o deputado Mauro Carlesse (PHS) e Osires Damaso (PSC). A sessão ordinária e prevê o dia 8 de julho, às 9h, para o início do pleito.

por Redação - Inf. Dicom-AL-TO

Arquivo

A posse dos eleitos está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2017, às 15h, em sessão especial de posse para o biênio (2017-2019).

ela terceira vez a Assembleia Legislativa vai eleger uma nova Mesa Diretora quase setes meses antes do início do mandato da nova presidência. 

O edital de convocação dos deputados foi lido na manhã desta quarta-feira, 15, durante o expediente da sessão ordinária e prevê o dia 8 de julho, às 9h, para o início do pleito.

A convocação está embasada nos artigos 12 e 26 do Regimento Interno da Assembleia que atribuem ao presidente desta Casa de Leis a competência para convocar sessão extraordinária para a eleição da Mesa.


Deputado Mauro Carlesse (PSH) é um dos candidatos a presidente

Na primeira sessão de cada mandato parlamentar, com duração de quatro anos, os 24 deputados elegem a nova Mesa Diretora que vai dirigir a Assembleia e os trabalhos legislativos. Por sua vez, a vigência do mandato da Mesa dura dois anos. O Regimento prevê datas distintas para a eleição da Mesa Diretora em cada biênio.

Por exemplo, no atual mandato parlamentar, que começou em 1º de fevereiro de 2015 e vai até 1º de fevereiro de 2019, a Assembleia tem sido dirigida pela Mesa eleita em 1º de fevereiro de 2015, na primeira reunião dos deputados recém-eleitos. Mas no caso da eleição da Mesa para o segundo biênio, de 1º de fevereiro de 2017 a 1º de fevereiro de 2019, a eleição terá de acontecer em julho de 2016.


Presidente da Assembleia Osires Damaso (PSC) pretende disputar reeleição

A distinção da data do pleito para diferentes biênios existe desde 2008, quando o então presidente da Assembleia, deputado Carlos Gaguim, se reelegeu. O mesmo expediente foi usado na eleição de então deputado Sandoval Cardoso, em 2012, durante a segunda presidência do deputado Raimundo Moreira, falecido no ano passado.

O Regimento estabelece ainda que a eleição deve acontecer em escrutínio secreto e com a presença da maioria absoluta dos deputados. A posse dos eleitos está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2017, às 15h, em sessão especial de posse para o biênio (2017-2019).

 

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021