Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 18/05/2022 22:13
  19/04/2022 14:18:28
Imprimir
PLANTIO DE SOJA

Tocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais dia 20 de abril

A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 20 de setembro.

por Redação inf/Secom-Tocantins

Foto - Marley Camilo

Plantio de soja nas planícies tropicais.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que a partir da quarta-feira, 20, está aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinense, que seguirá até o dia 31 de maio. 


A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 20 de setembro.

 

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, a Adapec requereu no ano passado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação. “Apresentamos ao Mapa uma justificativa técnica, a qual foi aprovada, e com isso, foi autorizado a manutenção do plantio de soja para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes,” disse Cleovan.

 

Para realizar o cultivo de soja naquela região os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. O download dos documentos necessários para o cadastro está no site da Adapec, no endereço: www.to.gov.br/adapec basta preencher os formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação num escritório da Agência.

 

Dados

 

Na safra de 2021, foram cultivadas nas planícies tropicais do Tocantins, 71.300 hectares, em 140 propriedades.

 

Ferrugem Asiática da Soja

 

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021