Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 18/05/2022 22:29
  10/02/2022 16:20:01
Imprimir
DEFESA CIVIL MUNICIPAL

TALISMÃ - Defesa Civil Municipal apresenta Plano de Contingência; coordenador Joao Carlos recebe medalha do Estado

segundo João Carlos Lopes, o plano estabelece diretrizes para ações de resposta em caso de desastres no que envolve vendavais, tempestades, seca, incêndio florestal, terremoto ou tremores de terra e acidente de trânsito. “Em 2010 a defesa civil atendeu 31 ocorrências, enquanto 2021 saltou para 125”, sintetiza.

por Redação inf/Ascom

Foto: Divulgação

A reunião composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada aconteceu na sede da rádio Talismã FM.

A Defesa Civil de Talismã apresentou na quarta-feira, 09/02, o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil. A reunião composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada aconteceu na sede da rádio Talismã FM.

A apresentação do plano municipal, ficou sob a responsabilidade do coordenador da defesa civil local, João Carlos Lopes , organizador do evento, que iniciou apresentando dados sobre a produção da agricultura do município, em especial da colheita de soja que já está acontecendo. “Nossa área cultivada de 40 mil hectares já deu-se início à colheita da soja em safra recorde de 70 sacas por hectares, sendo que a média nacional é de 50 sacas na mesma área”, confirma o coordenador.

Ainda segundo João Carlos Lopes, o plano estabelece diretrizes para ações de resposta em caso de desastres no que envolve vendavais, tempestades, seca, incêndio florestal, terremoto ou tremores de terra e acidente de trânsito. “Em 2010 a defesa civil atendeu 31 ocorrências, enquanto 2021 saltou para 125”, sintetiza.

O superintendente estadual da defesa civil, Tenente coronel QOBM, Erisvaldo de Oliveira Alves, esteve presente no evento e afirmou que o plano apresentado pela defesa civil de Talismã já é uma referência no Tocantins. Na ocasião, Ten Cel Alves, entregou a João Carlos Lopes, o Diploma que materializa a outorga da Medalha de Mérito da Defesa Civil, expedido pelo então governador Mauro Carlesse, datado em 02 de junho de 2021.

O vereador Manoel Gomes da Silva (Manoel do Pará), demonstrou preocupação na sistematização de um projeto que venha contemplar as nascentes dos córregos e mananciais do município. “Estamos vivenciando uma situação preocupante, sabemos que no período da estiagem praticamente todos os córregos ficam secos”, lamentou o parlamentar.

O vice prefeito Adão Gomes de Melo, representando o prefeito Diogo Borges, confirmou o irrestrito apoio do poder público local às iniciativas da defesa civil. “Estamos vivendo em um momento que as pessoas estão mais conscientes da preservação ambiental, isso é fruto de um exaustivo trabalho do poder público local que apoia ações iguais a essa que está acontecendo via defesa civil e secretaria do meio ambiente”, finaliza.

Valta Dias Dias , representando a secretaria municipal de saúde, apresentou um breve relatório sobre os dados referentes à pandemia e o chefe de gabinete Eder Nunes, solicitou da defesa civil estadual a possibilidade de viabilizar uma viatura para a defesa civil de Talismã.

Edeijan Mota de Lima, presidente da Rádio de Talismã FM 87,9, disse que o trabalho da defesa civil de Talismã tem sido de grande importância para o equilíbrio ecológico em consonância com a produção pecuária e agrícola de Talismã.

A secretária de assistência social Sara Diniz, deu ênfase ao plano de contingência da assistência social que serve para o planejamento e monitoramento de todas as ações da assistência social diante da comunidade talismaense. “Estamos à disposição dessas ações e de todas que venham engrandecer o potencial de nossa querida Talismã”.

Esteve presente no evento o secretário do meio ambiente de Alvorada Nilton Tavares, que reforçou a apresentação do plano de contingência apresentado por João Carlos Lopes. “Estamos sempre em sintonia, executando ações conjuntas, tanto na defesa civil como no meio ambiente” disse.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021