Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 01/08/2021 10:35
  16/07/2021 16:46:21
Imprimir
POSTO INSS MUNICIPIOS

ATM e Bancada Federal apresentam aos Municípios projeto de instalação de salas de atendimento do INSS; Prefeitos assinam manifestação de interesse

O evento foi organizado pela entidade municipalista, ao propiciar a apresentação do projeto pelas autoridades e técnicos do INSS, que explanaram aos prefeitos e prefeitas os detalhes da parceria, bem com as contrapartidas dos Municípios.

por Redação inf/Ascom ATM-TO

Foto: Divulgação

Com a parceria, os Municípios poderão promover uma série de atendimentos ligados à processos do INSS como auxílio doença; auxílio reclusão; pensão por morte; salário família; salário maternidade; benefícios assistenciais e por tempo de contribuição.

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em parceria com a Bancada Federal do Tocantins, apresentou nesta quinta-feira, 15, a cerca de 80 prefeitos do Tocantins, no auditório da entidade, em Palmas, a possibilidade de firmarem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)  com vistas à instalação de salas de atendimento do órgão previdenciário nas prefeituras e, com isso, facilitar a prestação de serviços aos cidadãos nas localidades, sem a necessidade desses terem que deslocar para outros Municípios onde dispõem de agências do INSS.


Inicialmente, a ATM assinou Protocolo de Manifestação de Interesse de Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para assegurar e se comprometer em favorecer e fomentar entre os gestores municipais a possibilidade dos Municípios firmarem parceria com o Instituto para levar a instalação das salas de atendimento. O evento foi organizado pela entidade municipalista, ao propiciar a apresentação do projeto pelas autoridades e técnicos do INSS, que explanaram aos prefeitos e prefeitas os detalhes da parceria, bem com as contrapartidas dos Municípios.


ATM – A descentralização dos serviços federais, com atendimentos do INSS nos Municípios, esteve dentre as vantagens apresentadas pelo presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, em relação ao projeto. “Essa ação conjunta facilitará tanto para o cidadão, que não precisará se deslocar grandes distâncias, quanto para as prefeituras, sendo que muitas delas custeiam o translado dos Munícipes. Nós fomentamos entre os prefeitos a possibilidade de levarem esse importante projeto aos Municípios. Agradecemos a Bancada Federal do Tocantins, na pessoa do senador Eduardo Gomes, e do deputado Federal Vicentinho Jr. que articularam a reunião com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, ao término de junho, encontro que culminou na realização desse evento”, disse.


Durante o encontro, os prefeitos e as prefeitas presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto, e as responsabilidades de cada um na parceria. As explanações foram feitas pelo Superintendente Regional Norte-Centro Oeste, Roberto Braga, bem como pelo Subsecretário de Perícia Médica Federal, Eduardo de Oliveira Magalhães.


Parlamentares – O senador Eduardo Gomes enalteceu o trabalho dos prefeitos diante dos desafios a serem superados, “em especial neste momento de pandemia e baixa arrecadação que perpassam os Municípios. Esse projeto será fundamental para dar agilidade aos atendimentos previdenciários nos Municípios”, disse o parlamentar, que participou de modo virtual do encontro. Por sua vez, o deputado federal Vicentinho Jr. afirmou que o projeto será fundamental para sanar com uma triste realidade dos Municípios. “As prefeituras gastam para levar o cidadão em outras localidades. É o carro do CRAS, da Assistência Social, da 1ª dama, que deslocam grandes distâncias para levar o munícipe, muitas vezes para a retirada de um simples extrato previdenciário, algo que pode ser facilmente realizado dentro das prefeituras”, frisou o deputado.


Aderiu ao projeto -  A prefeita de Itaguatins, Ivoneide Barreto, disse que a ação representa um grande avanço ao processo de prestação de serviços aos Municípios e suas populações. “Estamos vivendo outra realidade, a da descentralização. O que vemos todos os dias é a saga dos cidadãos tendo que viajar grandes distâncias para buscar atendimento previdenciário. Sofremos e padecemos com a situação dos cidadãos. Eu quero em 90 dias estar com a sala instalada”, frisou. Ao todo, 31 prefeitos assinaram a manifestação de interesse no ato do evento e outros 50 levaram o documento para análise e assinatura, que deverão ser enviados posteriormente.


Com a parceria, os Municípios poderão promover uma série de atendimentos ligados à processos do INSS como auxílio doença; auxílio reclusão; pensão por morte; salário família; salário maternidade; benefícios assistenciais e por tempo de contribuição.    


Presenças – Participaram de forma virtual o presidente do INSS, Leonardo Rolim, o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o senador Irajá Abreu e o deputado Federal, Carlos Gaguim. De forma presencial, participou a deputada Federal, Professora Dorinha Seabra Rezende, e o coronel Glauber Oliveira Santos, representado a deputada Federal, Dulce Miranda. Ainda, o senhor Homero Barreto, chefe do escritório no Tocantins da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. 


Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021