Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 24/06/2021 23:48
  18/03/2021 12:36:05
Imprimir
TOCANTINS

Em Carta a prefeitos e vereadores, governador Carlesse propõe ponto facultativo de duas semanas a servidores públicos para frear a Covid-19

A proposta apresentada pelo governador Mauro Carlesse é para que tanto o Governo do Tocantins, quanto os municípios concedam duas semanas de ponto facultativo aos servidores de atividades não essenciais. “A ação precisa ser entre os dias 22 e 31 de março, considerando que os dias 1° e 2 de abril já contam como feriado da Semana Santa”, ressaltou.

por Redação inf/Secom-Tocantins

Foto: - Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Proposta apresentada pelo governador Mauro Carlesse é para que tanto o Governo do Tocantins quanto os municípios concedam duas semanas de ponto facultativo aos servidores de atividades não essenciais.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, divulgou nessa quarta-feira, 17, uma carta aberta aos prefeitos e vereadores dos 139 municípios na qual propõe união entre Estado e municípios para frear a contaminação pela Covid-19 e evitar que mais tocantinenses fiquem doentes e morram.


A proposta apresentada pelo governador Mauro Carlesse é para que tanto o Governo do Tocantins, quanto os municípios concedam duas semanas de ponto facultativo aos servidores de atividades não essenciais. “A ação precisa ser entre os dias 22 e 31 de março, considerando que os dias 1° e 2 de abril já contam como feriado da Semana Santa”, ressaltou.


Na carta, o governador Mauro Carlesse afirmou que a medida visa tirar de circulação, nos 139 municípios, centenas de milhares de pessoas, reduzindo o fluxo de pessoas e a disseminação do vírus, mas permitindo que o comércio e os pequenos negócios continuem funcionando, para manter empregos e os pais de famílias sigam levando o pão de cada dia para casa.


“Mesmo com todos os esforços e investimentos que fizemos neste ano marcado pela pandemia da Covid-19, o vírus continua circulando, infectando e matando tanto no Tocantins, quanto no Brasil. Sabemos que o que tem afetado nossa população é o alto índice de pessoas circulando e transmitindo o novo Coronavírus. Por isso, é necessária uma união de esforços entre Estado e municípios para frear a contaminação e evitar que mais tocantinenses fiquem doentes”, afirmou.


Ainda na carta, o governador Mauro Carlesse faz uma convocação aos prefeitos e vereadores do Tocantins para que, junto com os servidores dos seus municípios, ajudem a fiscalizar e denunciar aglomerações e festas clandestinas. “Nosso inimigo é um só, o novo Coronavírus. E o nosso objetivo também é o mesmo, proteger nosso povo e salvar vidas”, concluiu.


Medida visa evitar colapso do sistema de saúde


Nesta semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que o Brasil passa pelo "maior colapso sanitário e hospitalar da história". O monitoramento divulgado pela instituição aponta que 24 estados (entre eles o Tocantins) e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%.


Com o aumento do número de casos da Covid-19 no Tocantins, o Governo do Estado tem aumentado a capacidade de atendimento hospitalar na rede pública de saúde e colocado em prática medidas que visam conter a circulação de pessoas e a proliferação do vírus.


Na última sexta-feira, 12, o governador Mauro Carlesse editou um decreto que determinou, entre outras, a suspensão de aulas presenciais, ampliou os horários de funcionamento das atividades essenciais, limitou a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos e impôs tolerância zero para eventos e aglomerações, com penalizações para quem desobedecer.


 De acordo com a Secretaria de Estado na Saúde (SES), o Tocantins conta com mais de 16,5 mil casos ativos de pessoas com Covid-19, sendo que há mais de 540 pacientes hospitalizados com a doença.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

IMPOSTOS

Fecomércio-TO divulga, nota sobre exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

Todos os Direitos Reservados © Tribuna do Tocantins

Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO

Atualizado 2021