Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 15/07/2020 02:25
  22/06/2020 22:54:50
Imprimir
GURUPI - TO

Empreendedoras desenvolvem projeto de piscicultura sustentável em área doada pela Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Gurupi efetuou a doação de um terreno no Parque Agroindustrial (PAIG), para que o projeto proposto seja desenvolvido.

por Redação inf/Secom-Pref Gurupi

Foto: Divulgação

Para o prefeito Laurez Moreira é um grande ganho para a cidade um empreendimento como esse, além de ser um projeto que pode inspirar outras pessoas, outras mulheres.

Na manhã desta segunda-feira, 22, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Domingos Tavares, receberam no gabinete da prefeitura, as empreendedoras Marise Tanaka Suzuki e Marcilene de Assis Alves Araújo, representantes da empresa Alves e Tanaka Piscicultura Sustentável. 


A Prefeitura efetuou a doação de um terreno no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), para que o projeto proposto seja desenvolvido.

 

A empreendedora Marise Tanaka Suzuki explica o trabalho que está sendo desenvolvido. “A Alves e Tanaka é uma piscicultura sustentável, com foco na criação de tilápia, e de uma forma diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Estamos usando um sistema de recirculação de água, que possibilita o reaproveitamento da água para a criação do peixe, e poderemos usá-la para o cultivo de hortaliças, pois essa água já possui nutrientes naturais do trato com o peixe, e com isso diminuímos os gastos com adubo. Estamos chegando aos 9 mil peixes e já estamos trabalhando na produção das hortaliças, pensando mais na variedade dos alimentos do que na quantidade, o pouco que conseguiremos produzir será de qualidade e totalmente orgânico. Com a ajuda da prefeitura nós pudemos colocar tudo o que planejamos em prática, todo o espaço já está sendo ocupado, e futuramente teremos um abatedouro, tudo integrado nesse sistema de criação”, disse.

 

Para Marcilene de Assis Alves Araújo, um dos objetivos do empreendimento é contribuir com o desenvolvimento de Gurupi. “Começamos a produção em fevereiro, nosso ciclo é de seis meses, a partir desse primeiro ciclo a cada semana nós teremos produtos frescos e de qualidade para entregar para a comunidade local, e com a possibilidade de expansão. Nós tivemos um apoio muito significativo da prefeitura, em todas as nossas solicitações para organizar o terreno e toda a parte de documentação, foi fundamental toda a colaboração. E o que nós queremos agora é investir em mão de obra, dar a possibilidade de emprego para a população”, disse.

 

As empreendedoras explicaram que o projeto também tem uma perspectiva educacional, com projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de pesquisa científica mirim e empreendedorismo, por meio de parceria com as escolas municipais assim que houver o retorno das aulas, e também farão assessoria direta a piscicultores, com orientações sobre o manejo e cuidados com o meio ambiente. 

 

Para o prefeito Laurez Moreira é um grande ganho para a cidade um empreendimento como esse, além de ser um projeto que pode inspirar outras pessoas, outras mulheres, ele está ajudando no crescimento de empregos e da renda. “Fico muito feliz de ver mulheres engajadas e empreendedoras, a nossa gestão faz questão de incentivar e dar todo suporte, pois o sucesso das empresas reflete diretamente na economia do município de forma altamente positiva”, disse o gestor.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO