Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 15/07/2020 03:27
  19/06/2020 13:27:40
Imprimir
ARAGUAÍNA

NOVO CORONAVIRUS - Governador Carlesse determina envio de respiradores para Hospital Infantil de Araguaína

“Esse é um momento difícil, em que temos que estar unidos para combater o novo Coronavírus e, como o Município está precisando e nós temos os respiradores, vamos ceder sim. Porque o nosso objetivo é atender a população”, afirmou o Govern

por Redação inf/Secom-Tocantins

Foto: Divulgação- Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador durante entrevista, via internet, anunciando o envio de 10 respiradores para Hospital Infantil de Araguaína.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou durante entrevista na quinta-feira, 18, ao apresentador Vanderlan Gomes, do Programa Balanço Geral de Araguaína, que determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o envio de 10 respiradores para equipar os leitos do Hospital Infantil do Município de Araguaína. 

“Esse é um momento difícil, em que temos que estar unidos para combater o novo Coronavírus e, como o Município está precisando e nós temos os respiradores, vamos ceder sim. Porque o nosso objetivo é atender a população”, afirmou o Governador. 

Durante a entrevista, o governador Mauro Carlesse avaliou o cenário em que Araguaína está inserida, principalmente pela proximidade com o Maranhão e o Pará, o que tem contribuído também para o crescimento do número de casos de Covid-19. 

O governador Mauro Carlesse informou também que toda a rede estadual de Saúde está disponível para atender os pacientes de Araguaína. “Enquanto Governo, nós pensamos em todo o Estado, de Talismã a Esperantina. Sabemos que os leitos de Araguaína estão com alto índice de ocupação, mas nós temos uma rede e, se for preciso, o paciente pode ser levado para Palmas, Gurupi, onde for, mas não vai ficar sem atendimento. Temos UTIs terrestres e aéreas para atender a nossa população, no momento que precisar”, destacou o Governador.

Cenário atual

A cidade de Araguaína concentra quase 40% dos casos totais de Covid-19 no Tocantins e a cada 100 habitantes do município, um já teve diagnóstico confirmado para a doença. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta, 18, Araguaína tem 3.086 casos confirmados, sendo que 40 evoluíram a óbito.

Desde o início da pandemia, a SES tem adequado as unidades hospitalares de todos os municípios para receberem pacientes com a Covid-19 de forma dinâmica, com o intuito de ampliar a oferta da assistência conforme a necessidade da região. 

No caso de Araguaína, no início da pandemia, a cidade não contava com leitos de UTI para o enfrentamento, o Hospital Geral de Palmas (HGP) era a referência para encaminhamento dos pacientes acometidos pela Covid-19. Cenário que teve de ser mudado em virtude da realidade do município que é referência em saúde para vários outros municípios vizinhos. Com a nova estruturação, Araguaína conta hoje com 26 leitos de UTI (50% de todo o Estado), seis destes pediátricos, com previsão de nova ampliação em curto prazo, bem como a contratação de novos profissionais para trabalharem nessas unidades, já em andamento.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO