Fundado em 22/Setembro/1999 Gurupi - Tocantins Fale Conosco Facebook 03/06/2020 03:23
  24/03/2020 12:44:06
Imprimir
QUEDA DE BRAÇO - BRASIL X CHINA

ALIVIO NO AGRONEGOCIOS - Bolsonaro fala com presidente chinês Xi Jinping depois, depois do 03 causar atrito com chineses sobre autoria do Coronavirus

Filho 03 do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comparou em 18 de março o acidente nuclear de Chernobyl à origem da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na China. Ele afirmou que os casos se assemelham para quem “substituir” a “ditadura soviética pela chinesa”.

por Redação

Foto: Divulgação

De acordo com Bolsonaro, eles reafirmaram “laços de amizade, troca de informações e ações sobre a covid-19”, além da “ampliação dos laços comerciais”.

O presidente Jair Bolsonaro informou na manhã desta 3ª feira (24.mar.2020) que fez uma ligação telefônica ao presidente da China, Xi Jinping. De acordo com Bolsonaro, eles reafirmaram “laços de amizade, troca de informações e ações sobre a covid-19”, além da “ampliação dos laços comerciais”.

”.

Nesta manhã , em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais. @TerezaCrisMS @ernestofaraujo @rsallesmma

Ver imagem no Twitter
5.221 pessoas estão falando sobre isso

Filho 03 do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comparou em 18 de março o acidente nuclear de Chernobyl à origem da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na China. Ele afirmou que os casos se assemelham para quem “substituir” a “ditadura soviética pela chinesa”.

Ainda de acordo com o congressista, a “ditadura [chinesa] preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste”, embora fosse salvar “inúmeras vidas”. Ele disse que “a culpa é da China, e a liberdade seria a solução”.

.

As declarações causaram embaraço diplomático. A Embaixada da China no Brasil respondeu na própria publicação de Eduardo Bolsonaro, no Twitter. Disse que o congressista contraiu “vírus mental” na viagem aos Estados Unidos.

“As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizade entre os nossos povos”, afirmou.

O embaixador chinês Yang Wangming também repudiou as declarações. Disse que as palavras eram 1 “insulto maléfico contra a China e o povo chinês”. Ele ainda exigiu uma retratação e disse que a fala feria a relação amistosa entre os 2 países.

Algumas autoridades, entre elas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediram desculpas à China em nome do Brasil. Disseram que o posicionamento do deputado federal não condizia com o que o país pensava.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que se Eduardo Bolsonaro se chamasse “Eduardo Bananinha” não haveria tanta repercussão. Ele também disse que a posição do congressista não era a mesma do governo.

Já o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) criticou a postura do embaixador chinês. Ele estava na ligação telefônica feita nesta 3ª feira, assim como a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente).

Após as declarações de Araújo, a Embaixada da China emitiu uma nota na qual reafirmava a necessidade de 1 pedido de desculpas e ainda repudiava a conduta do chanceler brasileiro.

“A parte chinesa não aceitou a gestão feita pelo chanceler Ernesto Araújo à noite do dia 18. O deputado Eduardo Bolsonaro tem que pedir desculpa ao povo chinês pela sua provocação flagrante”, dizia o texto.

Voltar

Comentários

Notícias mais lidas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Aliança do Tocantuns abre concurso público com 82 vagas

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Prefeitura de Formoso do Araguaia abre concurso com 141 vagas

PLANTÃO DE POLICIA

GURUPI: Policia Civil envia ''GOTE'' Grupo de Elite para conter onda de violência que assola cidade

SAÙDE

Carreta Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos estará em Gurupi realizando atendimentos de graça

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

UnirG irá realizar concurso público para quadro administrativo e técnico

Todos os Direitos Reservados Rua C-03, Qd-10, Lt-05, Nº 101 - Setor Canaã -Gurupi/TO